Prefeitura muda a estratégia de segurança pública em Mesquita

Foto: Arquivo / Divulgação / Prefeitura de Mesquita

Com o objetivo de melhorar a sensação de proteção ao morador de Mesquita, a Prefeitura anunciou, na sede da Guarda Municipal, em Santo Elias, o aumento do corpo de atuação do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) no município. Agora, com patrulhamento no turno da madrugada, o projeto conta com ainda mais agentes.

Na época do lançamento do programa, em agosto de 2020, foram selecionados 24 policiais militares para reforçar a equipe de segurança do município. No entanto, a partir da próxima segunda-feira (07/06), a equipe aumentará para 32 PMs, que se dividirão nos turnos para atender à população 24 horas. Vale frisar que o patrulhamento da cidade também é realizado pela Guarda Civil Municipal, que conta com 88 agentes em seu quadro.

Mesquita tem cerca de 170 mil habitantes e 41 quilômetros de extensão. Por isso, o diretor de Inteligência da Guarda Civil Municipal de Mesquita, Kleildo Nascimento, acredita que as mudanças que estão sendo feitas no setor, assim como o aumento da atuação no PROEIS na cidade, ajudarão a reduzir ainda mais os números de ocorrências na cidade. 

– A partir de agora, teremos viaturas específicas para trabalhos específicos. Assim, ganharemos agilidade e atenderemos a população com mais eficácia – explica Nascimento.

Mudanças na Guarda Municipal
Foto: Divulgação

Toda essa mudança será acompanhada, ainda, por um novo método de ação da Guarda Civil Municipal em Mesquita. Anteriormente, os agentes executavam rondas aleatórias pela cidade, sem atender as áreas com a compreensão de suas peculiaridades.

A partir de segunda-feira (07), os guardas terão uma nova forma de atuar no município. Com 88 agentes na ativa, as escolas e clínicas da família de Mesquita terão patrulhamento fixo e integral. Assim, as unidades municipais nunca ficaram sem o apoio da guarda municipal.

– Nossa guarda está sendo gerida pela própria guarda. Sentamos com eles e planejamos uma nova forma de fazer esse patrulhamento, buscando sempre melhorar a sensação de segurança dos moradores – explica o subsecretário de Ordem Pública, Wanderley Fordiani.

A nova atuação contou, ainda, com uma reformulação do corpo diretor. Nomeado comandante da Guarda Municipal, o agente Jophilis explica que todas as medidas estão sendo tomadas para minimizar os riscos na cidade.

– Fizemos um estudo de cada área e disponibilizamos os agentes de acordo com a peculiaridade do local. Escolhemos através do perfil de trabalho, sendo específico para cada unidade – informa.

O comandante explica, ainda, que o atendimento fornecido pela Guarda Municipal não para. E, por isso, a coordenadoria possui um telefone para o suporte dos moradores 24 horas. Em caso de ocorrência, os interessados podem ligar para o número (21) 3589-8174 e realizar a denúncia.

Siga o BAIXADA POLÍTICA nas redes sociais (Facebook e Instagram).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *