Governo e Prefeitura inauguram estação de tratamento de água em Duque de Caxias

Foto: Divulgação / Prefeitura de Duque de Caxias

O governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), e o presidente da Cedae, Edes Fernandes de Oliveira, inauguraram o reservatório do Morro do Motocross, em Jardim Primavera, nessa segunda-feira (05/04). A nova estação de tratamento já está beneficiando mais de 150 mil moradores da região. Essa é a maior obra de abastecimento de água da Baixada Fluminense e contou com investimentos e recursos do governo municipal, estadual e federal.

– Hoje, desde cedo, a população está ligando a torneira e tem água em casa. Esse é um sonho antigo dessas comunidades. É uma obra prometida há muitos anos. Agora, com grande esforço, a gente consegue entregar. E mais do que uma obra, é uma mudança de vida para milhares de pessoas. Uma transformação imensa para quem tinha que recorrer a carro-pipa ou poços artesianos – afirmou Cláudio Castro.

Preocupado com a qualidade de vida dos moradores da região, o prefeito Washington Reis destacou que lutou desde o primeiro mandato para que fossem concluídas as obras no reservatório do Morro do Motocross.

– Estou muito feliz porque a população vai ter, a partir de hoje, água tratada na torneira. Hoje, é o meu aniversário, mas o presente é nosso, é do povo trabalhador – disse.

Fim do problema de abastecimento no segundo distrito

As obras conectam o sistema da Cedae aos reservatórios da Refinaria de Duque de Caixas (Reduc), que envia água bruta para a estação. As intervenções implantaram 2.438 metros de adutora de água para ser tratada, casa de química, cloração, secagem do lodo e decantadores, além de 27.700 metros de rede de distribuição.

A ETA Campos Elíseos é 100% automatizada, permitindo que todos os processos da estação de tratamento sejam controlados on-line e de forma remota, pelos operadores do Centro de Controle Operacional na sede da Cedae. Dentro da estação há um laboratório que faz análises da qualidade da água a cada duas horas.

Com a entrada em funcionamento do reservatório, que tem capacidade para armazenar cerca de 10 milhões de litros de água, o problema de abastecimento no segundo distrito vai acabar, beneficiando os moradores de Jardim Primavera, Saracuruna, Campos Elíseos, Cangulo, Ana Clara, Bom Retiro, Parque Chuno, Vila Urussaí, Parque Independência, Parque Uruguaiana, Marilândia, Parque Jonas Godin, Coreia e Parque Adelaide, entre outras localidades.

Siga o BAIXADA POLÍTICA nas redes sociais (Facebook e Instagram).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *