Obra irá beneficiar 20 mil famílias no município

Um trabalho conjunto entre os Governos Federal, Estadual e Municipal trouxe mais uma grande conquista para Duque de Caxias. No dia 5 de abril, será inaugurada a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Campos Elíseos, que será a solução para o abastecimento de água no segundo distrito. O governador em exercício, Claudio Castro (PSC), visitou as obras nessa quinta-feira (04/03), acompanhado do prefeito Washington Reis (MDB) e de deputados, vereadores e secretários.
– Estaremos aqui, no dia 5 de abril, com uma equipe na estação e outra em uma casa abrindo as torneiras para a água cair e mudar a vida de 160 mil pessoas. E, novas obras virão para a Baixada Fluminense. A universalização do saneamento básico é a meta e estamos trabalhando para viabilizar isso. Todas as pessoas merecem ter água limpa na torneira e coleta de esgoto – afirmou o governador.

Esse é um projeto que começou ainda no primeiro mandato do prefeito Washington Reis, com a desapropriação de residências para a passagem dos boosters e adutoras, atuando em Brasília com a captação de recursos e realizando reuniões com autoridades e contando com a ajuda dos deputados Rosenverg Reis (MDB) e Gutemberg Reis (MDB).
– Trata-se da maior obra de infraestrutura para o fornecimento de água da Baixada Fluminense. E isso só foi possível graças a nossa articulação com o Governo Federal, através do Presidente Jair Messias Bolsonaro e do Senador Flavio Bolsonaro, e com o Governo do Estado, através do Governador Cláudio Castro. Como eu sempre digo, quando os políticos se entendem, quem ganha é a população – escreveu o deputado Rosenverg Reis em suas redes sociais.
O que foi feito pela Cedae?
A Cedae está investindo R$ 41.005.799,28 para que a água chegue em abundância para os moradores de Campos Elíseos, Jardim Primavera, Saracuruna e Cangulo. Além da nova Estação de Tratamento, foram implementados mais de 2,5 Km da rede adutora de água, casa de química, cloração, secagem do lodo e decantadores. As intervenções contam ainda com dois reservatórios de água tratada, com 2.500 m³ cada, 27,7 Km de rede e 1.111 novas ligações domiciliares.
As complexidades técnicas da operação exigiram testes sofisticados e confecção de peças especiais para a obra. A conclusão do projeto aumentará a vazão para 200 litros por segundo na oferta de água para a região. O novo sistema vai desafogar as linhas de abastecimento de Xerém e Mantiqueira, melhorando o abastecimento da rede para todo o município de Duque de Caxias.
Acompanhe o BAIXADA POLÍTICA e fique por dentro do que está sendo feito pela região da Baixada Fluminense. Siga nossas redes sociais (Facebook e Instagram).