Escolas de Samba da Baixada Fluminense: para além do Grupo Especial

Por Isabelle Brenda

Estamos quase no final de janeiro e já começa a agitação para o Carnaval. A Baixada Fluminense estará muito bem representada na Sapucaí com as escolas do Grupo Especial Acadêmicos do Grande Rio e Beija-Flor de Nilópolis. Mas você sabia que existem outras escolas de samba na Baixada Fluminense que ganham destaque na Avenida?

O Grupo de Acesso realiza lindos desfiles com orçamento menor do que os das escolas do Grupo Especial. Mas a paixão e concorrência são as mesmas da nata do carnaval carioca, afinal, as melhores escolas do Grupo de Acesso vão para o grupo de elite no ano seguinte. Nesta categoria, a Baixada Fluminense é representada pelas escolas Unidos da Ponte e Inocentes de Belford Roxo. 

LEIA+
+ FOLIA DE REIS: TRADIÇÃO VIVA NA BAIXADA FLUMINENSE
+ LINHA VERMELHA: LIGANDO O RIO À BAIXADA FLUMINENSE

Mas é importante ressaltar que os desfiles das escolas de samba do Rio não ficam restritos ao Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Existe também o desfile organizado pela Superliga e na Série Prata o Império da Uva, Tubarão de Mesquita e Leão de Nova Iguaçu levam o samba da Baixada Fluminense até a Intendente Magalhães.

Vamos conhecer um pouco sobre a história dessas escolas de samba da Baixada Fluminense e sobre seus sambas-enredo de 2024?

Unidos da Ponte 

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Ponte foi fundado em 3 de novembro de 1952 em São João do Meriti. Suas cores são azul-marinho, índigo e branco. A agremiação já participou do Grupo Especial algumas vezes, mas disputou os grupos menores durante quase duas décadas, sem grande destaque. Após vencer a Série B em 2018, a Unidos da Ponte fez seu retorno aos desfiles na Marquês de Sapucaí no carnaval de 2019. 

  • No samba-enredo de 2024, a escola segue sua tradição de enredos afros, a escola definiu seu samba-enredo “Tendendém – O axé de apô pupá” que contará a saga do dendê desde a sua origem mítica em terras africanas, chegando ao Brasil através da diáspora. 

Inocentes de Belford Roxo

Grêmio Recreativo Escola de Samba Inocentes de Belford Roxo é uma escola de samba fundada em 11 de julho de 1993 no bairro Parque São Vicente, em Belford Roxo. Suas cores são azul, branco e vermelho.

  • Em 2024 a escola vai exaltar a importância dos camelôs na história do Brasil, desde a colonização, quando foi retratada pela primeira vez nas pinturas de Jean-Baptiste Debret. O samba-enredo é “Debret pintou, camelô gritou “compre 2 leve 3” tudo para agradar o freguês”

Império da Uva

Grêmio Recreativo Escola de Samba Império da Uva é uma escola de samba de Nova Iguaçu fundada em 15 de novembro de 1980. Suas cores são verde e branco. A escola surgiu quando um grupo de pessoas reunidas em um bar resolveu criar o chamado Bloco da Uva. A palavra “uva” seria um acrônimo de “União dos Vagabundos Aposentados”, claramente, os fundadores dessa escola tem senso de humor. 

  • Este ano a escola vai homenagear outra cidade da Baixada Fluminense com o enredo “Dos trilhos do passado a Um Novo Tempo: Japeri”. Os organizadores do samba-enredo enfatizam que Japeri tem uma história muito linda com atrativos que até mesmo a população desconhece. E eu concordo! 

 Tubarão de Mesquita

Grêmio Recreativo Escola de Samba Tubarão de Mesquita é a caçula da nossa lista. Ela foi fundada em 05 de março de 2021 no centro de Mesquita e foi filiada à Superliga Carnavalesca para desfilar no Carnaval de 2022. A escola foi vice-campeã do Grupo de Avaliação e garantiu o direito de disputar a Série Bronze em 2023.

  • No ano seguinte a escola se tornou campeã da Série Bronze e este ano vai desfilar na Série Prata com o samba-enredo “A Água de nossos rios deságua num rio maior”. Os rios da Baixada Fluminense têm importância histórica para a formação da região metropolitana do Rio de Janeiro. A sinopse do samba-enredo diz que escolher falar sobre os rios e da importância para a formação e crescimento da região representa para a Baixada Fluminense a oportunidade de mostrar o que a região fez e faz pela história seguindo o curso de suas águas, que alimentam, encantam e nos orgulham pela capacidade de levar em seu leito, ao outro, o bem maior, a água, a vida. 

É muito impressionante ver como uma escola tão nova já conquistou importantes títulos e conta a história da Baixada Fluminense de forma tão especial.

Leão de Nova Iguaçu

Grêmio Recreativo Escola de Samba Leão de Nova Iguaçu participa do carnaval carioca desde 1986. Inicialmente a agremiação era um time de futebol amador que existia na década de 1960. Os integrantes do time criaram o “Bloco dos Índios”, onde eles saiam fantasiados de indígenas e animais. Com o crescimento do bloco era hora de criar o Grêmio Recreativo União de Nova Iguaçu. A história que é contada é que quando foram registar, por erro do agente cartorário, a palavra “união” foi registrada como “leão”. Após tomarem conhecimento do erro os integrantes da agremiação gostaram da palavra e a oficializaram. Neguinho da Beija-Flor cantou no então bloco antes de ir para a Beija-Flor.

  • O samba-enredo de 2024 é “Festa de Preto”. O tema apresentará as festas de origem africana e as heranças e legados dos povos africanos, que chegaram ao Brasil como escravizados. Mesmo diante de tanto sofrimento, plantaram raízes e influências de suas matrizes em diversos setores de nossa cultura, ajudando a construir um Brasil de variadas manifestações até os dias atuais.

Isabelle Brenda é nascida e criada em Duque de Caxias. Formada em História pela UFRJ, pesquisa sobre História da Imprensa no Rio de Janeiro no século XX. Atualmente, trabalha como supervisora de pesquisa no IBGE.

Por Brava Baixada

Baixada Fluminense em destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile