Igreja do Pilar é reaberta em Duque de Caxias

Após quase dez anos de espera, os fiéis de Nossa Senhora do Pilar puderam comemorar a reabertura da Igreja Matriz, em Duque de Caxias na sexta-feira (11/08). O evento que marcou a conclusão da primeira fase das obras no templo, interditado desde 2014, foi marcado pela emoção dos presentes em ter novamente à disposição um dos símbolos do Patrimônio Histórico e Cultural do estado do Rio de Janeiro. Diversas autoridades estiveram presentes e destacaram a importância da Igreja não só para Caxias, como para toda a Baixada e para o Rio.

“A Igreja do Pilar marca a piedade e a devoção à Nossa Senhora do Pilar na nossa Baixada Fluminense, e a comunidade aguardava com o coração ardente a possibilidade de reabrir este templo. Eu quero expressar uma imensa gratidão a todos que se empenharam e continuarão a se empenhar para que possamos sempre, com o apoio de cada um, ter recursos para assegurar os cuidados com este belo templo tombado pelo Patrimônio Histórico”, disse Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, bispo de Duque de Caxias.

Foto: Cesar Abrantes / Brava

Autor de uma emenda parlamentar que destinou recursos para a restauração da Igreja, o deputado federal Aureo Ribeiro (Solidariedade) falou sobre a ajuda do governo federal no trabalho de restauro.

“Estou feliz hoje porque a gente está aqui na Igreja Nossa Senhora do Pilar com investimento do governo federal de mais de R$ 2 milhões para a recuperação dessa igreja tão importante para o estado do Rio de Janeiro, para o Brasil e para Duque de Caxias. É de 1700, uma igreja barroca. Então a gente conseguiu em Brasília esse recurso e hoje está vendo aqui essa obra sendo entregue de novo à comunidade”, destacou o parlamentar.

Foto: Cesar Abrantes / Brava

Também marcaram presença o prefeito de Duque de Caxias, Wilson Miguel; o Superintendente do Iphan no Rio de Janeiro, Paulo Eduardo Vidal; o Conselheiro Geral da Congregação do Imaculado Coração de Maria, Padre Márcio Flávio Martins; o pároco Padre Macelin Joseph; as historiadoras Tânia Amaro e Elaine Gusmão; secretários municipais e vereadores.

Foto: Cesar Abrantes / Brava

História da Igreja do Pilar

Com mais de 300 anos, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar é testemunha do crescimento da cidade e marco da ocupação inicial da Baixada Fluminense. Construída a partir de 1696 e possivelmente finalizada em 1726, a igreja carrega o título de Nossa Senhora do Pilar, sendo a primeira com esse título no Rio de Janeiro. O local foi referência para a coroa portuguesa, registrando eventos vitais e desempenhando papel administrativo e social

Foto: Cesar Abrantes / Brava

Em 2014, o desabamento dos andaimes que sustentavam os altares laterais causaram o fechamento do templo. A medida visava garantir não só a conservação da igreja como, principalmente, a segurança dos fiéis. Com a conclusão da primeira fase de restauração, os fiéis finalmente podem voltar a frequentar esse símbolo da fé, da cultura e da história da Baixada Fluminense.

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

Por Brava Baixada

Baixada Fluminense em destaque!

1 comentário

  1. Muito feliz de poder ver a reabertura dessa Igreja. Incrível o trabalho de restauro, o tanto de história que esse templo carrega … a cidade merece essa obra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile