O Partido Progressistas foi fundado em 31 de janeiro de 1993, com a fusão do Partido Social Trabalhista (PST) e o Partido Trabalhista Renovador (PTR) cujos principais líderes eram, respectivamente, Álvaro Dias, ex-governador do Paraná; e Joaquim Roriz, então governador do Distrito Federal.
O PP atraiu políticos de diversos estados e, desde o início, buscou criar uma imagem de “social democrata”, enquanto Álvaro Dias, um de seus principais líderes, manifestava a intenção de concorrer à presidência da República em 1994. O partido buscou também uma aproximação com o governo do presidente Itamar Franco, ao qual passou a dar apoio com sua bancada de 37 deputados federais e quatro senadores, que o tornava a quinta maior força política do Congresso Nacional.
Nas eleições de 1994, o PP teve um bom desempenho, ajudando a eleger o presidente Fernando Henrique Cardoso. O partido não conquistou nenhum governo estadual, mas elegeu quatro senadores, 36 deputados federais e 54 deputados estaduais em todo o país.
No cenário político instalado em 1995, o PP se alinhou ao novo governo, que assumiu com vários projetos de reformas constitucionais. O partido se mostrou favorável ao fim das restrições ao capital estrangeiro, à flexibilização das telecomunicações, à abertura da exploração do subsolo, à mudança nas regras da aposentadoria e à flexibilização do monopólio do petróleo.
Ainda em 1994 o PP havia iniciado articulações políticas, que se fortaleceram em 1995, por iniciativa de Paulo Maluf, visando fundir o PP com o PPR e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) que apresentou resistência à fusão. Por fim, apenas o PP e o PTB decidiram pela fusão, ganhando ainda a adesão do PRP, que contava com apenas um parlamentar.
O novo partido foi fundado em setembro de 1995 com o nome de Partido Progressista Brasileiro (PPB), contando com 84 deputados federais e nove senadores em seus quadros. Era a quarta maior bancada do Congresso Nacional, atrás do PMDB, Partido da Frente Liberal (PFL) e do PSDB.
Ao final do governo de Fernando Henrique Cardoso, a Convenção Nacional do PPB, buscando inspiração nas transformações políticas internacionais, decidiu, em 4 de abril de 2003, retirar da sigla PPB o “B”, ficando apenas “PP”.
Em 2017, o partido passou por uma nova reformulação, passando a se chamar Progressistas e a adotar uma nova identidade visual.
De acordo com os números do TSE, em 2023, o PP possuía 1.280.096 filiados, sendo considerado o quarto maior partido do país.
Informações
- Nome: Progressistas
- Sigla: PP
- Presidente Nacional: Ciro Nogueira Lima Filho
- Endereço: Senado Federal, Anexo I, 17º andar, Sl. 1.702 – Brasília-DF
- CEP: 70165-900
- Telefone: (61) 3321.9499
- Endereço Internet: www.pp.org.br
- Email: pp@pp.org.br